12 de agosto de 2010

I GOT MY VISA!!!!

Olá pessoal!!!

Vou contar a vocês como foi a minha entrevista hoje no consulado americano para eu tirar o meu visto.
Bem, no dia anterior deixei toda documentação organizada na pasta e a roupa social separada e depois fui dormir às 8h30, pois no dia seguinte eu iria acordar as 3h da manhã ou melhor da madrugada rsrs....quem manda morar longe né?
Acordei no horário e deu tempo para fazer tudo. Quando eu estava terminando de me arrumar, me deu um estalo e me lembrei que eu não havia colocado na minha pasta de documentados a escritura da casa para comprovar vínculo com o Brasil. Por isso é sempre bom revisar várias vezes todos os documentos, pois sempre acaba faltando alguma coisa que pode prejudicar a obtenção do visto.
Peguei o documento que estava faltando e às 4h saí de casa. Peguei o ônibus, desci no metrô e fui até a estação Anhangabaú. Aí fui em direção ao terminal Bandeira, peguei o ônibus Terminal Capelinha que vai pela Av. Sto Amaro e desci no ponto do Esporte Clube Banespa. Depois caminhei uns 10min até chegar ao consulado. Esse caminho quem me ensinou foi meu amigo João. Fica aí a dica para quem não sabe como chegar lá.
Eram 6h quando cheguei ao consulado e já tinha cerca de 50 pessoas na minha frente. Enquanto o portão não abria, eu fiz amizade com uma moça chamada Andréia que também vai ser Au Pair em Massachusetts e um rapaz chamado Alteir. Foi muito bom encontrar alguém que está indo para o mesmo local que eu.
Às 6:30 o portão abriu e os funcionários verificaram se a gente tinha o agendamento da entrevista. Depois entramos em uma sala para passar pelo detector de metais, pois não pode entrar com nenhum objeto metálico, tão pouco, aparelhos eletrônicos (celular, MP4, pen driver, etc). Em seguida, fomos para uma fila conferir todos os documentos e depois fomos para a fila do guichê verde para recebemos uma senha para tirar as digitais. Após isso, sentamos para esperar os guichês vermelhos das digitais abrirem. Nesta etapa, temos que ficar atentos para não perder a vez, pois as senhas são aleatórias. Durante esta espera, recebemos uma AR e um envelope para preenchermos com nosso endereço para recebermos o visto em casa. Por fim, os guichês azuis da entrevista com os consules se abriram e ao contrário do que eu pensava foi muito rápido. Não fiquei nem quinze minutos na fila. Por incrível que pareça eu estava calmissíma. Nem eu estava acreditando rsrs....Vamos então a entrevista:

C: Consul
S: Silvani
C: Bom dia!
S: Bom dia!
C: O passaporte e os documentos, por favor.
S: Estão aqui.
C: A partir daqui tudo em inglês.
S: Ok
C: Você vai ser Au Pair.
S: Sim.
C: Por que escolheu este programa?
S: Porque eu quero melhorar o meu inglês, conhecer uma nova cultura, ter uma experiência internacional e encarar novos desafios.
C: Me fale da sua experiência com criança.
S: Eu dei aula de espanhol para 12 crianças, minhas atividades eram blá blá...também cuidei de um garotinho blá blá blá...
C: Você fala espanhol?
S: Sim.
C: Onde você estudou espanhol?
S: Skill.
C: Muito bem.
S: Obrigada.
C: Me fale da sua família nos Estados Unidos.
S: Minha host family mora em Nattick, Massachusetts. Meu hostfather é fulano e ele é software developer. Minha hostmother é fulana e ela é senior management. Eles tem três filhos.
C: Você vai cuidar de três crianças?
S: Sim.
C: Você vai ter muito trabalho. (risos)
S: Risos.
C: Boa viagem! O seu visto foi aprovado. Pegue esta senha e pague a taxa do sedex.
S: Muito obrigada. (rindo de felicidade rsrs....)

A consul foi muito simpática durante todo o período da entrevista. Eu que achava que falaria diversos "sorry, can you repeat, please?", me enganei, pois entendi claramente todos as perguntas que ela me fez.
Saí do guichê com uma cara de boba e muito feliz por ter dado tudo certo. Paguei a taxa do sede e fui para casa comemorar com a minha família. Eu estava tão elétrica que não estava com um pingo de sono..para quem tinha acordado as 3h da manhã até que eu estava bem rsrs....
Ah, a Andréia também conseguiu o visto e provavelmente nos encontraremos nos EUA.
Agora, estou em contagem regressiva para o embarque no dia 22/08. Se Deus quiser vai dar tudo certo.
Gostaria de agradecer a todos que me deram força e torceram por mim. Valeu mesmo!!!

Bjs

2 comentários:

  1. Oi Sil!
    Parabens!!!!!!!!!
    Agora eh so preparar as malas, se despedir e aproveitar uma das melhores fases da vida!!! :)
    Vou acompanhando seu blog, quero saber de tudo... e se precisar de qlq coisa(dicas sobre os Eua, desabafo de saudade, etc), saiba que pode contar cmg!
    Beijao,
    Paola - Pe

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Silvani, minha globeleza preferida, agora vc vai encantar os gringos com o seu charme e alegria! Do Memorial para o mundo. Muito muito muito bom. Mas espero que volte, no fim do período, para o Brasil varonil.
    beijo
    Rascov

    ResponderExcluir